SAC 3.0: Sua empresa está preparada para atender o consumidor?

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SAC 3.0: Sua empresa está preparada para atender o consumidor?

sac atender o consumidor

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Como está a estratégia de relacionamento da sua empresa? A resposta para esta pergunta pode confirmar se você está ou não no caminho certo em relação aos seus negócios e mais uma vez o marketing digital pode te ajudar com isso. Afinal, mais que saber vender, hoje é preciso manter uma relação clara e respeitosa com o cliente, com quem consome e acredita no seu produto ou serviço.

Uma das mais importantes ferramentas que uma empresa pode ter para esta relação dar certo é o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Falar sobre esse tipo de atendimento pode ser sinônimo de ter uma equipe preparada para atender os consumidores por meio de um 0800, mas isso funcionaria bem uns 5 anos atrás.

A forma de conversar com o consumidor mudou bastante em pouco tempo e por isso temos o chamado SAC 3.0, aquele que realiza o mesmo atendimento do telefone só que tudo por meio das redes sociais, com mais rapidez e facilidade. Essa dinâmica é bem mais descomplicada para ambas partes.

Para o consumidor são alguns toques no teclado ou na tela e a mensagem será enviada ao destinatário, bem mais fácil do que ligar e ficar esperando minutos para um atendimento que será certamente transferido. Para a empresa, a informação vem de forma mais clara, permitindo muitas vezes até conhecer mais o consumidor que está do outro lado. Mas será que o SAC 3.0 se resume apenas em atender no mundo virtual? Certamente não.

Atendimento e Branding caminham juntos

Em outro post aqui no Blog falamos sobre a importância do Branding para as empresas, e esta ferramenta é um norte importante para todo o processo de trabalho do SAC, principalmente quando falamos do atendimento mais moderno, aquele feito por meio das redes sociais.

O consumidor pode hoje falar sobre um produto ou serviço e expor para milhares de pessoas. Os comentários podem ser bons ou ruins, mas a verdade é que o feedback sempre deve ser dado ao consumidor tendo como base um alinhamento estratégico de marketing, sempre pensando no posicionamento da marca e em como resolver o problema da melhor maneira possível.

O SAC 3.0 funciona como um termômetro para as empresas, onde é possível monitorar o que as pessoas estão pensando ou comentando sobre o produto ou serviço. Alguns empreendedores ainda duvidam das oportunidades que o meio digital traz por meio desta interação, mas até comentários negativos podem ser revertidos em vendas.

Um bom atendimento no SAC 3.0 precisa ter:

1) Conhecimento do produto/serviço

Conhecer profundamente o que está sendo vendido é importante para todas as etapas do negócio. Para monitorar as redes sociais e dar um retorno aos comentários e postagens, é preciso ter uma equipe preparada e dedicada para responder cada demanda de forma clara e atenciosa. Na prática, não adianta responder ao cliente com um texto padrão. O ideal é sempre buscar entender caso a caso e para cada um buscar uma solução. Isso é sinônimo de respeito.

2) Precisão e noção de tempo

Se um retorno sobre determinada situação demorava semanas para ser dado ao consumidor no SAC antigo, agora isso não passa de dias ou mesmo horas. A agilidade para se posicionar é fundamental para o seu negócio não ficar pra trás, mas nem por isso a empresa deve sair respondendo sem elaborar um raciocínio lógico e coerente com base naquilo que ela acredita e faz.

3) Transparência e consistência

O consumidor bem atendido não só vai ficar satisfeito, como vai também espalhar isso para familiares e amigos. É importante a empresa perceber que, mesmo com problemas, é possível encontrar uma solução justa. Portanto, averiguar qualquer reclamação ou mesmo levar a sério uma boa sugestão é sinônimo de dedicação e transparência e boas experiências o consumidor não esquece facilmente. Capte todo e qualquer tipo de comentário, responda-os e absorva o que for bom e vier de sugestão.

Toda essa mudança de cenário no mundo dos negócios tem dado vez aos empreendedores que buscam crescer por meio de seus serviços e produtos. A era digital tem proporcionado uma comunicação incrível em diferentes setores, inclusive nas vendas.

O SAC 3.0 funciona hoje no mesmo raciocínio que o Marketing 3.0, visando sempre a transparência com o cliente e a promoção dos valores praticados pelas empresas. Ambas ferramentas reforçam cada vez mais as ondas da mudança, o que verdadeiramente tem movido as pessoas ao redor do mundo.

Comece hoje mesmo a viabilizar essa comunicação mais direta com seus consumidores, busque no marketing digital os instrumentos necessários para conquistar as novas oportunidades e manter seus clientes ao seu lado.

O marketing possui diversas ferramentas que funcionam juntas com um único objetivo: fazer sua empresa prosperar. E você, está aberto para mudanças?

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