Linha editorial: Conheça as vantagens de planejar a comunicação da sua empresa

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Linha editorial: Conheça as vantagens de planejar a comunicação da sua empresa

Linha Editorial Comunicação

Linha Editorial Comunicação

A empresa precisa sempre se preocupar com a imagem que ela passa para as pessoas. Com a onda digital, onde todo mundo está na rede, é fundamental redobrar os cuidados com todo e qualquer tipo de mensagem que se passa, desde um post no blog ou até mesmo uma campanha publicitária.

Com a interatividade ainda maior, a internet parece um mundo onde quase tudo passa despercebido, mas na verdade isso não é bem assim.  E com tantas formas de se comunicar com os consumidores, é preciso pensar bem no que vai falar ou mostrar na rede mundial de computadores.

A presença digital de qualquer marca não é apenas necessária, mas fundamental para o negócio crescer e prosperar. Ao contrário do que muitos empresários imaginam, estar no mundo digital não é apenas ter algumas páginas oficiais nas redes sociais e simplesmente postar algo sem planejar ou pensar.

A linha editorial de uma empresa é uma espécie de manual para que toda a forma de comunicação seja alinhada, coerente e sempre levando em consideração os valores e ideias que a empresa quer transmitir para o público.

A construção da linha de comunicação da sua marca

É preciso planejamento para se ter bons resultados e alcançar metas. Em outros posts aqui no nosso blog, nós falamos de várias ferramentas que utilizamos na prática para nortear os passos de qualquer empresa que deseja vender mais (seja produto ou serviço) e melhorar sua comunicação com todas as esferas envolvidas neste processo.

O marketing realiza vários levantamentos que vão ser usados como base para que a empresa consiga planejar a linha editorial e colocá-la em prática. Alguns pontos são fundamentais para que qualquer marca se comunicar, como conhecer seu público fiel, o público que deseja cativar e a maneira como essas pessoas gostam de receber seus conteúdos, independentemente das plataformas.

Aplicação da linha editorial na rotina da empresa

O termo ‘linha editorial’ é bastante conhecido no meio da comunicação e quem não é área fica, em alguns momentos, perdidos sem saber como usar isso na rotina da empresa. Na prática, a linha editorial na comunicação é o norte de um veículo que busca difundir ideias específicas e defender alguns pontos de vista.

No caso da sua marca, o mesmo acontece quando você resolve difundir conteúdos relevantes para o seu público, quando também incorpora valores na campanha publicitária, por exemplo. A linha editorial pode ser usada, inclusive, na forma como sua equipe atende seus clientes, fornecedores e colaboradores. As ideias de comunicação nunca devem ficar apenas no papel, devem ganhar forma e força na prática, pois o resultado surge a partir dessa grande mudança.

O check-list da linha editorial:

Listamos aqui onde você pode aplicar a linha editorial da sua empresa na prática:

  1. a) Site
  2. b) Blog
  3. c) Redes Sociais
  4. d) Propagandas
  5. e) E-mail Marketing ou Newsletter
  6. f) Campanhas e ações de marketing
  7. g) Entrevistas
  8. h) Atendimentos

E tantas outras plataformas e meios que envolvem a rotina de uma marca/empresa.

Benefícios da linha editorial para qualquer empresa

O consumidor percebe na prática a mudança e o alinhamento da empresa. Todas as formas de comunicação que ela utiliza, independentemente do público, trabalham com os mesmos princípios e divulgam as mesmas mensagens de forma diferente.

Para você ter uma ideia, a linha editorial pode ser comparada muito com a parte visual da empresa. Você já imaginou o logo da sua marca todo colorido numa propaganda? Se ele for colorido, tudo bem. Mas e se ele for na verdade um preto e laranja? Como as pessoas vão associar sua marca com a falta de lógica que sua empresa está sendo divulgada. O manual da marca é como o manual da linha editorial.

Outro exemplo claro disso, já imaginou um representante da sua empresa falando tudo ao contrário do que a marca faz e como atua? Esse raciocínio no papel é fundamental para toda e qualquer ação seja pensada de forma planejada. Divulgar hoje não é uma questão de sair falando ou mostrando, pois há um planejamento de ações e tudo nele é focado para que você conquiste o público certo, para que conheça mais sua marca e seja um consumidor fiel.

Lembre-se também que a aplicação da linha editorial é importante para ter resultado efetivo.  Normalmente, o planejamento dessas ações funciona muito bem nas mãos do profissional de marketing, que é quem vai direcionar o que fazer na prática e ainda visualizar as oportunidades, mesmo nas dificuldades.

Faça um teste, invista na estrutura de comunicação da sua empresa e perceba, na prática, os resultados que essas mudanças vão trazer.

Conheça nosso trabalho em www.muudi.com.br/portfolio.

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