Gestão de marketing: conheça a ciência que ajuda sua empresa a percorrer o caminho da prosperidade

empreender
Suas vendas podem aumentar significativamente seguindo esses 5 pontos do marketing digital
22 de setembro de 2016

Gestão de marketing: conheça a ciência que ajuda sua empresa a percorrer o caminho da prosperidade

Gestão de Marketing

Gestão de Marketing

Todo mundo fala do marketing como uma ferramenta de divulgação e vendas, e isso é um fato. Acontece é que esta área vai muito mais além de se envolver com a imagem da empresa e sua relação com os consumidores. O marketing, como um todo, trabalha o online e o offline de uma corporação. Ou seja, atua em setores internos e físicos de uma entidade, bem como a sua imagem na internet e em outros meios de visibilidade.

Entendendo mais a gestão de marketing nas empresas

A gestão de marketing é um olhar mais amplo e direcionado para diferentes setores dentro de uma empresa. Seu processo é simples e um profissional capacitado consegue mapear as diferentes ações que devem acontecer em setores distintos, mas que chegarão juntas ao mesmo objetivo. É bem simples de entender e nós mostramos agora como funciona para cada setor.

Comunicação: A comunicação em si é o que permite exercer toda e qualquer outra atividade, incluindo administrar e vender. Dentro de uma empresa, a comunicação deve ser trabalhada e reforçada em vários sentidos, desde a maneira como a mensagem é levada para o público até como os colaboradores internos se relacionam em seus diferentes setores.

E quando falamos em comunicação, falamos de todas as formas, o que inclui a visual. O marketing trabalha, por meio do branding, as ferramentas necessárias para desenvolver o logo. Trabalha também os instrumentos para que a empresa consiga se comunicar internamente de forma clara, por exemplo.

Administração: As decisões administrativas possuem alto impacto nos processos da empresa e tomar um caminho como certo só deve ocorrer a partir de análises profundas. Uma mudança num componente de um produto, por exemplo, pode aumentar ou diminuir as vendas. Já pensou como o marketing pode administrar isso?

Além disso, cortes ou adaptações no orçamento pode ter um impacto negativo na imagem da empresa ou mesmo em setores importantes. Como analisar isso? Como tomar a atitude mais correta de acordo com a própria comunicação da empresa?

Para os empreendedores esses são detalhes dispensáveis, mas para os profissionais de marketing essas particularidades podem se tornar algo muito grande lá no futuro. Portanto, a gestão de marketing está envolvida até na administração da empresa.

Recursos Humanos: Os colaboradores deixam de ser números e passam a ser pessoas, seres inteligentes que são capazes de contribuir demais com o planejamento e crescimento da empresa. Esse olhar é reforçado pelo marketing, que pode também colaborar com o clima organizacional da empresa.

O setor de Recursos Humanos precisa conhecer e fazer parte do planejamento estratégico da empresa. De acordo com os objetivos estabelecidos e público-alvo, as ferramentas do marketing podem ser usadas para estimular a equipe, bem como tornar a própria contratação mais clara. Por exemplo, você quer falar com um público mais elitizado, você não vai contratar um jovem com gírias, que está pouco disposto a adaptar-se a esse objetivo. Bobagem ou não, experimente ter pessoas na equipe que estão no sentido oposto das suas metas.

Vendas: Esse é um dos setores que mais se relacionam com o marketing, principalmente o digital. Entre as duas áreas, a conversação é muito maior, bem como os cuidados para não se perder na linha de comunicação. O conteúdo nas redes sociais que envolve o leitor deve ser ferramenta para a área de vendas, que deve priorizar os benefícios da compra de um produto ou contratação de serviço, apresentando ainda informações e detalhes como um todo.

A comunicação projetada pelo marketing deve estar presente em todos os setores de uma empresa, mas principalmente nas vendas, que é o ponto mais importante da negociação. Lembrar disso é fundamental para ter resultados positivos dentro da empresa.

A gestão de marketing não é uma simples aplicação de técnicas, mas sim o olhar de um profissional, ou um time, que organiza, estuda e direciona as ações para cada área dentro de uma corporação. Marketing também não é uma promessa e funciona até de forma simples, pois com as observações de quem pode analisar com liberdade, é possível observar as falhas e acertos que são cometidos, até de forma inconsciente, dentro da empresa.

Procure um bom profissional de marketing, mapeie os processos que envolvem sua área de atuação, perceba sua equipe e promova o diferencial. Com o apoio do marketing e com as experiências, as sacadas diante dos desafios funcionam de forma mais rápida, despertando o empreendedor para o movimento contínuo que o mercado tem. A vida não para, por qual razão sua empresa pararia no tempo?

Avalie isso e comece a transformar as falhas e erros em verdadeiras oportunidades de negócio.

Conheça um pouco mais do nosso trabalho no link: www.muudi.com.br/portfolio.

 

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *