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Contratar ou terceirizar serviços de marketing: o que é melhor?

serviços de marketing

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Hoje em dia, para conseguir uma boa conversão de leitores e de consumidores para o seu negócio, é preciso investir pesadamente no marketing de conteúdo e, consequentemente, no marketing digital.

Afinal, como a maioria das pessoas vive conectada, é mais fácil chamar atenção desse público no modo on-line, trazendo informações e conteúdos relevantes que podem transformar esse simples internauta em um cliente da marca.

É importante se preocupar com a equipe de marketing, para que possa atender às necessidades da empresa, desde o processo de branding até a logística dos artigos, que envolve por exemplo a frequência e disponibilidade do redator. É aí que entra a grande questão: contratar uma equipe de marketing ou terceirizar o serviço, contratando uma agência?

É muito relativo dizer qual é a melhor alternativa, uma vez que depende da empresa e de qual é objetivo dela por trás da produção do marketing de conteúdo. Então, mostraremos as vantagens e as desvantagens de cada serviço para que possamos, ao final, dar um veredito.

Primeiro passo: definir a estratégia
O marketing de conteúdo tornou-se uma ferramenta de extrema importância no âmbito do planejamento empresarial como meio de lucrar e converter mais clientes e leads. Sendo assim, se o objetivo da empresa é aumentar o tráfego de informações, é necessário investir em marketing, baseado na produção e publicação de conteúdo de relevância para o leitor.
Para isso, você precisa observar a sua equipe responsável por essas ações, porque às vezes, dependendo da frequência dos artigos, pode haver problemas no fluxo de produção, o que acaba por perturbar toda a estratégia de marketing de conteúdo.
A melhor forma de contratar uma equipe de marketing é, no começo, ter dois profissionais: um de marketing propriamente dito e um redator que colocará no texto, de um jeito envolvente e claro, o assunto que o profissional de marketing determina. Entretanto, é preciso ver se a situação é condizente com o seu orçamento.
Existem empresas que transferem essa função (de marketing) para empregados que não são da área. Daí, podem acontecer duas situações: ou se dar muito bem ou muito mal. A equipe deve estar em sintonia para entregar artigos de qualidade e ser bonificada por isso, recompensada pelo trabalho extra. Já no caso negativo, só irá ser desmotivador para a equipe não entregar os relatórios acerca da evolução da conversão de lead, e o investimento será em vão.
Por outro lado, a partir do momento em que você terceirizar esse setor, não tem preocupação com esse sistema de conversão ou de conteúdo, já que estará contratando uma empresa para lidar com essa função.
Há diversas agências de marketing disponíveis no mercado que são formadas por profissionais capazes de atender às necessidades dos clientes e entregar conteúdo de qualidade. O que acontece muitas vezes é que o empresário não confia na agência, uma vez que não fará parte, efetivamente, da equipe.
O que também pode ser desvantajoso é o fator orçamental, porque uma empresa terceirizada adicionaria um novo foco pra investimentos na empresa. Além disso, com a contratação você poderá acompanhar a evolução de dentro da sua empresa, fazendo reuniões e brainstorm, e com a terceirização, o contato do empreendedor fica um pouco mais distante do processo criativo em si.
Segundo passo: definir o cronograma
Para que tudo funcione bem na sua estratégia de marketing de conteúdo, é preciso planejamento. O elemento concreto desse conceito é o cronograma.
Então, se você tem pressa e quer que o marketing de conteúdo seja escrito com regularidade e para ontem, é ainda mais fácil terceirizar, porque a agência já está acostumada com pedidos urgentes e há redatores disponíveis para escrever para você, na hora que quiser, sem depender de uma equipe que pode estar encarregada de outra tarefa. É preciso entender que criar conteúdo tem a ver com dedicação. Todo o texto deve ser passado por correções e revisões, além de programas para encontrar palavras-chaves ideais, e tudo isso leva tempo. Logo, se você quiser que a publicação seja constante, como um artigo por dia (o que torna a conversão de leads ainda mais rápida), é melhor terceirizar.
Terceiro passo: definindo o investimento
Contratar uma equipe de marketing pode ser vantajoso, porque você terá dentro da sua empresa, profissionais aptos para a função. O investimento também diz respeito à equipe que você já tem na empresa e que quer ser reconhecida por seu trabalho.
Nesse caso, se a equipe mostrar produtividade e conhecimento técnico acerca do marketing de conteúdo, você deve investir e acompanhar a evolução, principalmente se você estiver começando no seu negócio on-line.
Entretanto, dependendo do tamanho do seu investimento (capital) e de qual seja a sua ambição acerca do comprometimento com o conteúdo do seu blog ou site, compensaria terceirizar, porque os resultados podem aparecer mais rapidamente.
Tanto contratar quanto terceirizar são alternativas válidas para o seu negócio. Mas saiba que terceirizar, oferece facilidade e praticidade muito maiores para o empresário, porque garante que você estará lidando com profissionais e não precisará perder tempo com entrevistas e testes de conhecimento para contratação.
Assim, a proposta vencedora, hoje, é terceirizar o serviço de marketing!

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